Cuidado com golpes do falso emprego



Publicidade

Com a situação econômica do país bastante delicada, e com o mercado de trabalho em retração, cortando postos de trabalho, é comum que acabem aparecendo “oportunistas” tentando obter algum tipo de vantagem financeira e assim conseguir tirar dinheiro de pessoas que passam momentos de dificuldades, que muitas vezes estão desempregadas, desesperadas por um trabalho.

Então para você que esta buscando uma vaga de emprego, é importante ficar sempre muito atento a propostas realmente tentadoras, com ganhos acima da média, lembre-se sempre, quando a esmola é demais o santo desconfia!

Por isso nunca pague qualquer valor para poder participar de uma entrevista de emprego por exemplo, visto que as empresas que estão com vagas e contratando não cobram nenhum tipo de taxa.

Golpe do falso emprego

golpe-falso-emprego-internetEste é um golpe bastante comum, mas que ainda faz muitas vítimas, no qual golpistas divulgam uma vaga que sequer existe, seja em classificados de jornais ou até mesmo na internet, então após pessoas interessadas pela vaga enviarem currículo, são informadas que foram selecionadas para uma determinada vaga, porém para que possam ser contratadas, necessitam de um certificado de conclusão do curso para a tal vaga, então é neste momento que o golpe acontece, a tal “empresa”, diz que você pode conseguir tal certificado, pagando a eles um determinado valor, e que depois disso você já será encaminhado automaticamente para a vaga.

Vaga de portaria

Nos últimos dias é comum ler e ouvir relato de pessoas que acabam recebendo ligações em relação a uma vaga para atuar em portarias, e são informadas da necessidade da aquisição de um curso com certificado e que após isso serão contratadas.

Claro, que isso não passa de uma forma de conseguir “vender” um curso, e isso não trás garantia alguma que você vai conseguir um emprego, basta fazer uma busca rápida na internet para encontrar inúmeros casos de pessoas que acabaram perdendo dinheiro, acreditando que seriam contratadas, então todo o cuidado e pouco!

Por isso sempre questione a pessoa do outro lado da linha, se trata-se de um curso ou de uma vaga, pois se for de uma vaga de emprego você não precisa pagar nada para participar de um processo de seleção!

Como se proteger

Atualmente com a popularização das redes sociais, muitas pessoas acabam não percebendo os riscos que correm ao divulgarem informações pessoais de forma aberta, como contatos telefônicos, endereços ou até mesmo número de documentos.

Nas redes socais, em grupos de emprego, é muito comum as pessoas acabarem postando seus contatos telefônicos nos comentários com a esperança de que alguém possa vir a ligar e oferecer alguma vaga, este é um erro grande, e podem acabar sendo vítimas de um golpe, uma vez que o seu número de telefone esta ali aberto, a disposição de quem quiser ver.

Desta forma, jamais divulgue seus dados pessoas abertamente nas redes sociais, e nunca pague por cursos e certificados com a promessa de que após isso você terá emprego garantido, lembre-se quando a esmola é demais o santo desconfia, então desconfie sempre, e em caso de dúvida sempre faça buscas na internet que com certeza você encontrará relatos de possíveis golpes.

Então é isso pessoal, vamos ficar alerta e evitar dores de cabeça e prejuízos financeiros!

Publicidade


error: Para compartilhar este conteúdo basta copiar o link desta publicação!
Importante: Este é um site informativo, não recebemos nem repassamos currículos, apenas buscamos e compartilhamos informações de vagas abertas divulgas na internet!