Modelo de currículo simples para baixar e preencher



Publicidade

Quando o assunto é emprego, sabemos que o currículo é o cartão de visitas de todo profissional, porém quem esta iniciando no mercado de trabalho agora, ou até mesmo que já atua algum tempo, sempre tem dúvidas em relação a como preencher um currículo, por isso ter um modelo ou exemplo a seguir ajuda muito, principalmente quem esta fazendo seu primeiro currículo, por isso vamos trazer nesta publicação algumas dicas que podem ajudar e também um modelo de currículo simples para quem quiser poder baixar e preencher.

Dicas para um bom currículo

modelo-curriculo-baixarÉ através do currículo que o empregador tem o primeiro contato com o profissional interessado em fazer parte do seu time, então é fundamental dar um atenção especial para ele e evitar situações que podem eliminar você logo de cara de uma vaga de emprego, confira!

– Erros de português
Sendo o currículo o cartão de visitas de todo profissional, um currículo com erros de português causa uma má impressão muito grande, e mostra uma certa falta de atenção do candidato, então cuidado revise seu currículo atras de erros e conte sempre com a ajuda de corretores ortográficos.

– Mentiras
Jamais informe uma qualificação, conhecimento ou curso que não possui, isso é péssimo, você poderá ser cobrado por esse conhecimento durante a entrevista.

E se estiver mentido no currículo, o recrutador saberá na entrevista, e além de ser eliminado da seleção para a vaga possivelmente estará fechando as portas na empresa para futuras vagas.

– Breve e objetivo
Um currículo deve ser breve e bastante objetivo, deve trazer somente fatos realmente importantes e relevantes, por isso evite currículos longos, um bom currículo deve ter no máximo uma ou duas páginas, por isso evite colocar informações irrelevantes como número de documentos, cursos que não tem relação com a vaga que esta concorrendo, informações de documentos, etc.

– Foto
Não é necessário colocar foto em seu currículo por padrão, só adicione foto no currículo caso a empresa contrate solicite, caso contrário não precisa!

Importante:A pretensão salarial não deve ser informada no currículo, a mesma só deve ser colocada no currículo caso a empresa que esta contratando solicite.

Currículo para baixar

E para ajudar aquelas pessoas que ainda não tem um currículo vamos deixar a disposição um modelo de currículo bem simples que você pode baixar e preencher com os seus dados.

Download: Clique aqui para baixar o currículo

Este modelo esta em .doc, então para edita-lo será necessário a utilização do Microsoft Word ou do Open Office.

Dicas para preenchimento

Como profissionais de “primeira viagem” podem ter dúvidas em relação a como preencher o modelo de currículo que deixamos para download, vamos trazer abaixo o modelo preenchido para que não fique nenhuma dúvida!

Então para facilitar vamos por partes! Começando pelo cabeçalho!

Informações pessoais

curriculo-informacoes-pessoais

Como vemos do lado direito colocamos a data de nascimento(no caso 12/04/1980), estado civil(no caso casado) e a nacionalidade(Brasileiro), você deve alterar essas informações no modelo que baixou.

Formação

No modelo de currículo que você baixou, existem três informações que são:
Nível superior completo – Descrever nome do curso faculdade/universidade;
Ensino médio completo – Escrever nome da escola aqui; (remova essa linha se possuir nivel superior)
Ensino fundamental completo – Escrever nome da escola aqui; (remova essa linha se possuir nivel médio ou superior)

Aqui você deve informar somente o nível de escolaridade mais alto que possui, ou seja, se você possui formação de nível superior não precisa colocar onde se formou no ensino médio ou fundamental, basta remover os campos abaixo.

O mesmo vale para você que tem somente o nível médio completo por exemplo, neste caso você remove o item “Nível superior” e o item “Ensino fundamental”.

Cursando nível superior ou médio
Caso você esteja cursando o nível superior, basta informar Nível superior incompleto – Cursando nome do curso faculdade/universidade;

O mesmo vale para o ensino médio, e fundamental.

Lembre-se, informe somente o nível mais alto da sua escolaridade, seja ele completo ou cursando.

Objetivo Profissional/Qualificações

Nestes dois itens basta descrever seus objetivos profissionais e qualificações, tenha uma atenção especial no preenchimento destes item, seja bastante claro e objetivo!

Conhecimentos em Informática

Descreva os seus conhecimentos em informática informando quais seu nível de conhecimento, exemplo:
– Avançado em: Word,
– Intermediário em: Powerpoint;
– Básico em: Excel

Caso não possua conhecimentos em informática basta remover este item do seu currículo, lembrando que o que citamos acima é somente um exemplo, e lembre-se nunca invente ou minta no seu currículo!

Língua Estrangeira

O mesmo vale para língua estrangeira, coloque qual seu nível em um outro idioma, especificando seu nível de conhecimento para leitura, escrita ou fala.

E assim como acontece em informática, caso não possua conhecimento em um segundo idioma basta remover este item.

Experiência Profissional

Aqui é fundamental você trazer a relação das empresas em que atuou, sempre da mais atual para a mais antiga, ou seja, coloque no topo seu último ou atual emprego.

O no campo período, caso ainda esteja trabalhando basta informar a data de inicio até a data atual, exemplo Período: De 01/04/2012 á data atual.

Para quem ainda ficou com dúvidas segue exemplo de preenchimento:

Experiência Profissional:
Empresa: Nome da Empresa Mais atual
Cidade: Nome da Cidade – Estado.
Função: Nome do cargo/função
Descrição: Breve descrição das atividades desenvolvidas
Período: De 11/10/2014 á data atual

Empresa: Nome da Empresa 2
Cidade: Nome da Cidade – Estado.
Função: Nome do cargo/função
Descrição: Breve descrição das atividades desenvolvidas
Período: De 08/02/2008 á 10/09/2014

Então é isso pessoal, esperamos que as dicas e informações deixadas aqui possam ajudar você a montar seu primeiro currículo!

Por fim, vale lembrar que o objetivo desta publicação é ajudar quem ainda não tem um currículo ou tem dúvidas em relação a como preencher seu primeiro currículo, por isso se você já tem um modelo de currículo montado com seus dados, continue utilizando ele não precisa refazer utilizando este modelo, afinal aqui trazemos somente mais uma opção!

Publicidade


error: Para compartilhar este conteúdo basta copiar o link desta publicação!
Importante: Este é um site informativo, não recebemos nem repassamos currículos, apenas buscamos e compartilhamos informações de vagas abertas divulgas na internet!